terça-feira

Mais Bourdain

Eu e meu marido temos uma mania, quando vemos uma pessoa muito bonita, ou melhor, uma pessoa que os outros acham muito bonita, às vezes nós comentamos: "é, é bonita, mas falta alguma coisa. Ela tem cara de gente que não goza". Aí ontem, aproveitei a soneca da tarde do meu filho e li "As receitas do Les Halles", do Anthony Bourdain e me apaixonei pelo seguinte trecho:

"Você vai precisar de um coração puro, e de uma alma, o que significa que está cozinhando por motivos nobres.

Não fique colecionando receitas ou copilando idéias resultantes de almoços e jantares. É preciso ter prazer em cozinhar. Se existe um grande pecado no universo culinário é o pecado da frescura. Se você é do tipo que se aflige por que caiu um pingo de gordura na sua roupa, tem nojo de lidar com ossos, cabeças de peixe e miúdos, não vê o alho com muita simpatia ou é enjoado demais com comida, ponha este livro na estante ou vá trocá-lo na livraria (acho que até essa altura ele continua limpinho). Ele não foi feito pra você. Compre outro livro de culinária com montes de fotos bonitas.

Você tem de ter paixão, curiosidade e disposição para experimentar novos sabores e temperos. Para ansiar por um bom resultado.

Os apetites e entusiasmos dos chefs raramente ficam restritos à comida. Desconfio muito de qualquer cozinheiro que só pensa em comida, deixando de lado prazeres como sexo, música, cinema, viagens e VIDA. Anos atrás, quando eu jantava com uns amigos num dos "melhores" restaurantes do país, depois de muitos pratos bonitos e bem decorados, mas estéreis, encostamos nas cadeiras, curiosamente insatisfeitos. Fiz uma careta e falei que não conseguia captar o que havia de errado com aquela comida. Um dos meus companheiros sugeriu que o chef "cozinhava como alguém que nunca havia transado na vida".

É preciso amor".

(Anthony Bourdain)

9 comentários:

laila 20.5.08  

incivel...o Bourdain tem toda razão....fiquei hiper com vontade de comprar agora mesmo o livro....bjos

Nogueirajcs 21.5.08  

Bolas, fiquei com curiosidade sobre o livro. Vou tentar encontrar na livraria e ver se me interessa. Se interessar compro.

Esse Bourdain tem mesmo razão... não basta gostar.. é preciso fazer com Amor.

;)

Agdah 21.5.08  

Agora me diga, esse rapaz não é o máximo??? Um pouco afetado, é bem verdade, mas demais...

Luciana Macêdo 21.5.08  

Bastante interessante este trecho o que me deu vontade de ler o livro inteiro.
É o amor o ingrediente principal de tudo que nos envolve.
Bjs!

ameixa seca 21.5.08  

Olá!
É verdade, tudo tem que ter uma pitadinha de vontade e de motivação. De repente lembrei de Vinicius de Moraes quando canta: "Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza, qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chora,qualquer coisa que sente saudade." A vida é tudo isso e na cozinha passamos por tristezas e alegrias, por fracassos e vitórias. Tudo merece a nossa luta, inclusivé os alimentos nos nossos tachos.
Abraço Talula. Tens um Vicente lindo ;)
Vou adicionar o teu link lá no meu blog ok?

Nana 22.5.08  

Talula, ele esta certo.
O que adianta todos terem vidas sem cada um ter o seu toque especial.
Vejo que mtas pessoas desistem de cozinhar por causa disso. Seguem a risca a receita, ficando sem graça ou sem sal.
Tudo pq não abusou do seu toque especial, da criatividade.
Esse livro deve ser mto bom.
bjs

claudia 22.5.08  

Já fiquei interessada no livro!!!

Axly 22.5.08  

Oie Talula!!!
Menina, primeiro de tudo, que lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa essa cor!!! Amo, amo, amo!!!
E segundo, perfeito isso, cozinhar tem que ser muito mais que apenas matar a fome de si ou de alguém, tem que ter vida, paixão e tesão (com o perdão da palavra^^).
Também fiquei curiosa com esse livro, adorei!
Kisss pra ti minha linda^^

Filipa 23.5.08  

Que belo texto e fiquei bastante curiosa em relação a esse livro. Realmente fazer as coisas sem amor e sem prazer não dá não e isto aplica-se a todas as áreas da vida, não só à cozinha. É preciso gostar do que se faz e fazer com prazer!

beijinhos

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.