segunda-feira

Pão de cebola com linguiça ou o meu primeiro pão perfeito

Já contei aqui que vivo um caso de amor e ódio com pães. Eles me dão medo, é sempre uma tensão. Pois na última semana eu li umas coisinhas aqui, outras ali e me enchi de coragem.
Ficou bom. Ficou muito bom. Casca crocante, miolo fofinho, cheiroso.
Tem um segredo, na verdade dois, o primeiro é jogar algumas pedras de gelo no fundo do forno quando os pães já estiverem assando há uns 15 minutos. Isso faz com que o interior do pão não fique muito seco. O outro segredo é nunca deixar o pão esfriar na própria fôrma e sim em uma grade, do contrário o fundo fica mole.




Ingredientes:
3 ovos
½ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga
2 cebolas bem picadas
200g de linguiça alabresa picada
2 colherinhas de sal
2 tabletes de fermento biológico
1 colherinha de açúcar
1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)



Preparo:

No copo do liqüidificador, coloque os ovos, o óleo, o leite, a manteiga e o sal, e bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo.

Frite a cebola em duas colheres de azeite de oliva. Junte a calabresa, mexendo sempre pra não juntar água.

Em uma tigela, coloque o fermento e o açúcar, e mexa até dissolver por completo. Junte a mistura do liqüidificador, a cebola e a calabresa e a farinha de trigo, aos poucos, e sove até obter uma massa lisa que solte das mãos.

Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por uns 45 minutos, ou até crescer parcialmente.

Molde 25 esferas de 5 cm de diâmetro, disponha-as em assadeira untada e enfarinhada, cubra novamente e deixe crescer por mais 30 minutos.

Leve ao forno médio (180 graus), pré-aquecido, por 30 minutos, ou até dourarem.
Retire do forno e sirva em seguida.



Sim, a prova foi ontem. O resultado sai amanhã.

5 comentários:

Luciana 17.2.09  

Ficou com um aspecto super bonito.
Eu fiz meu primeiro pão outro dia... bem não deu muito certo. Vou tentar esse com tuas dicas.
Bjos, Lú.

Lívia A. 17.2.09  

Valha-me meu Menino Jesus da Cartolinha. Diliça suprema.

caosnacozinha 18.2.09  

Talula, o pãozinho ficom com um aspecto delicioso! Deu vontade de correr para a cozinha e fazer também! Fazer pão é das coisas que eu mais gosto e este está tão lindo e perfeito que dá água na boca!
Agora é continuar, que fazer pão é vício!!

Beijo *
Mariana

Canela 18.2.09  

Parabens ficou fantastico!Imagino o sabor...
Bj

ameixa seca 18.2.09  

Pão com linguiça é delicioso! Ficou com um aspecto super fofo :)

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.