segunda-feira

2009 - Tendências na gastronomia


Se tem uma coisa bacana em estudar gastronomia, é trocar informações. Sempre repito que essa coisa de usar o blog unica e exclusivamente pra passar receitas me cansa um pouco: comida vai muito além disso... Uma, entre as tantas boas novas que o curso me trouxe, é ter pessoas para falar sobre cozinha.

Ontem a tarde eu comentava com o meu irmão sobre um trabalho que terei de apresentar na quinta-feira sobre tendências na gastronomia. Algo importante que descobri na minha pesquisa é que nem essa crise mundial é capaz de abalar (pra quem pode, óbvio) o desejo do bem comer. As pessoas se acostumaram nos últimos anos a comer melhor e cozinhar virou uma espécie de celebração, um "programa", que não perde em nada para um evento social.

O fast food dá lugar aos produtos orgânicos (graças a deus!!!!), frescos e com origem conhecida. A rotina aos supermercados é substituída pelos passeios à feirinhas e pequenos armazéns, e a comida entregue em casa de fornecedores confiáveis passará a ser um hábito.

Acho que tudo isso se deve a uma geração de pais ecologimente conscientes e que preocupam-se mais em oferecer o melhor para seus rebentos. Não que antes isso não existisse, a questão é que antigamente os pais priorizavam o sabor e a quantidade, pra agora priorizar o que é saudável, responsável e de origem confiável.

Comida fresca, local, autêntica, sazonal e especial.

Outas novidades?

Comida de boteco. E aí tu deves estar pensando: "pô, Talula, isso não é novidade". Sim, mas é tendencia, além dos jantares comunitários: um chef, menu pré-definido e uma única mesa.

Restaurantes underground (me gusta mucho!), lugares escondidos, onde só os conhecidos ou pessoas indicadas têm acesso.

Comida de rua. Já existem chefs conhecidos nos Estados Unidos, que estão abandonando os restaurantes finos para montar trailers e servir comida sofisticada nas ruas. Alguns têm pontos fixos, outros são itinerantes e avisam seus consumidores via GPS, onde encontrá-los. Hoje já existe um festival de comida de rua, que reúne uma vez por ano, todos os chefs e seus trailers.

O que sai:

Amêndoas, sementes de abóbora, Chá verde. Chocolate amargo. Produtos fermentados. Culinária creole e basca. Salada caesar ou caprese. Queijo chèvre ou manchego. Salsa e chutney. Dietas de baixo consumo de carboidratos (graças a deus). Menus que tentam oferecer tudo e para todas as pessoas. Ampla cobertura geográfica. Alimentação baseada em produtos que prometem ter proteínas, zero de açúcar, zero calorias, vitaminas e antioxidantes.

O que entra:

Castanhas brasileiras (Pará). Água de coco. Culinária de Yucatán e do Peru. Salada frisée com ovo poché. Burrata. Mostarda. Jamón ibérico. Menus variados de pequenas porções para dividir. Evidência visual da preparação de produtos frescos. Uso de produtos de origem. Menus que não têm medo de ir fundo na especialização. Flexibilidade. Regionalismo. Alimentação equilibrada que valoriza as calorias que importam.

4 comentários:

ana ri 23.3.09  

tô adorando esse teu curso e o fato de tu dividires com a gente todas as informações. :)
.
conta aí: conheces algum restaurante "escondidinho" em Porto Alegre? (eu também adoro muito, mas todos que conheço acabam por se tornar MUITO conhecidos posteriormente...)
.
beijos!

Marcia 23.3.09  

O mais interessante nestas tendências é que elas dançam conforme a música. Desde "café, ovo, carnes, feijão com arroz enfim fazem mal à saude até que passem a fazer bem". Agora a vez dos ovos, antes bandidos, agora mocinhos.
Quanto à geração de pais. . . veja bem, eu fui mãe de filhos pequenos nos anos 70 e a cultura hippie, com todos os orgânicos, natureba e veggies estavam lá. É um retorno, como no mundo da moda.
Mas adoro seus comentarios e informações. Acho que dar receita é uma receita e dar informações, outra receita, ambas válidas.
Beijos, continuo te seguindo.

ameixa seca 23.3.09  

Só tenho pena que os produtos biológicos continuem caríssimos! De resto eu acho tudo muito bem :)

Anakoelho 30.5.09  

Concordo com vc. devemos repassar
toda informação interessante e não só receitas...
Parabéns pelo blog,mto bom!
Bom fim de semana.

Ana

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.