segunda-feira

Pão de tomates secos e alecrim

Não tem nada que eu tenha mais medo de fazer que pão. Tenho pânico, fico nervosa, acho que não sei fazer direito e por aí vai. Só que agora eu sou pessoa com "horta" em casa (por horta entenda-se vasos de temperos na minha área, ok?) e pão com temperos frescos, na minha modesta opinião, é o que há de bom nessa vida.
Então depois do almoço eu e meu pequeno fomos ao mercado buscar alguns ingredientes pras minhas comidas. Acabei comprando mais uns vasos, terra e quando fui largar tudo na área dei de cara om os meus alecrins (tão lindos, tão lindos). Foi provocação.
O resultado, depois de eu implorar ao meu forno que colaborasse, foi esse:



Ingredientes:

750 g de farinha de trigo
uma pitada de sal
uma pitada de açúcar
1 colher (sopa) de alecrim fresco picado
7 g de fermento biológico
8 tomates secos no óleo, picados
1 colher (sopa) de azeite de oliva
450 ml de água morna
leite para pincelar

Preparo:

Coloque 1 xícara da água morna numa tigela pequena e adicione o fermento esmigalhado. Misture bem e reserve por 10 minutos.
Peneire a farinha, o sal e o açúcar numa vasilha grande. Adicione o alecrim, o fermento e os tomates secos. Faça um buraco no centro e acrescente o azeite e o resto de água morna e despeje na cova da mistura de farinha. Misture a farinha rapidamente para formar uma massa leve.

Despeje a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove durante 6 minutos, até a massa ficar homogênea e elástica. Coloque a massa numa vasilha untada com pouco azeite de oliva, cubra com um pano úmido quente e deixe descansar por cerca de 1 hora ou até dobrar de tamanho.

Preaqueça o fomo a 200°C. Sove a massa por mais alguns minutos e divida-a em duas porções. Enrole cada porção no formato de um cilindro e dê dois talhos com a faca em cima de cada parte, formando um "X". Coloque os pães numa assadeira forrada com um pouco de farinha, cubra e deixe crescer por 20 minutos, até dobrar de tamanho.

Pincele os pães com um pouco de leite. Asse por 35 minutos ou até os pães soarem ocos quando bater na parte de baixo.

Pois Zac estava certo. Ele tá sempre certo. Meu forno é bom, eu que ficava tão nervosa que estragava as receitas. Se meu pai estivesse aqui, ele morreria de orgulho! Já sei fazer pão, pai.

7 comentários:

Glau 1.9.08  

Tbém tenho uma hortinha em casa e meus pés de alecrim também estçao lindos! ótima dica deste pão! Curti bastante!

Bjos, Glau

ameixa seca 1.9.08  

Que maravilha Talula :) As aromáticas são fantásticas... adoro as minhas. Curiosamente ainda não fiz pão com elas!

Axly 1.9.08  

Oieeeee moça
Então, eu te entendooooooooooooo, também tenho medo deles!
Mas amo de paixão, então tô largando de besteira aos poucos^^
O teu ficou lindíssimo!
Receita anotadinha, pena que não tenho alecrim dando sopa por aqui...
Kisss^^

Mari Rezende 3.9.08  

Talula, já podemos montar um grupo de apoio para as pessoas que têm pânico de fazer pão... Até hoje eu nunca consegui fazer um que merecesse ser mostrado para o público! Todos ficam esquisitos... E eu tenho as mesmas sensações de que estou fazendo tudo errado, sovando errado, assando errado... É um tormento, hahaha!!!
Espero ser valente igual você e vencer o meu medo dos pães!

Beijinhos!

Akemi 3.9.08  

Talula, seu pão está lindo e só de pensar no cheirinho dele assando, já fico com uma vontade louca de amassar um pão! Tão bom pão caseiro!
Vc me perguntou sobre manju de carne e tenho uma receita:

http://pecadodagula.blogspot.com/2007/04/rou-bao-zi-nikuman.html

beijinhos

Vica 3.9.08  

Eu também tenho medo de fazer pão, sempre acho que vai abatumar. Mas não tem nada como um pãozinho feito em casa... nham!

Laurinha 8.9.08  

Adoro fazer pães em casa... e com alecrim, menina, adoro mais ainda! Fica um perfume delicioso!
Este seu ficou lindão! Me mande uma fatia, please!!!!!
Beijinhos

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.