sexta-feira

Tendências gastronôminas para 2010

Eu fiz um trabalho sobre esse tema pro curso de gastronomia no ano passado e hoje encontrei essa istinha no gnt, e vi que até que meu grupo acertou...

 Ingredientes da Amazônia e do Peru, comida confortável e  a valorização comida de rua são algumas das previsões do  “2010 – Food Trend Predictions”, relatório sobre as tendências na gastronomia feita pelo instituto inglês de pesquisa “The Food People”.

Sim, não é apenas na moda que os pesquisadores conseguem prever o que vai cair no gosto – literalmente – dos consumidores do mundo inteiro. Saiba um pouco mais sobre algumas das tendências previstas no relatório.

Encasulamento gastronômico
O conforto de uma refeição caseira, com a família em volta da mesa ou jantares para amigos íntimos será um desejo coletivo ( e quando não foi?).

Simples é mais!
Poucos ingredientes e preparações simplificadas  serão mais valorizados.

Customização: ao gosto do freguês
Receitas personalizadas, serviços e produtos feitos de acordo com a demanda do cliente.

Industrializado não!
Quanto menos enlatado melhor. A turma vai preferir alimentos vindos de produtores locais ou de marcas menores.

Alma alimentada

Sabe aquela canja que tomamos quando estamos gripados? Ou um bom bolo quentinho? Isso é o que chamam de ‘confort food’ (comida confortável). Faz bem para  paladar e principalmente para a alma e vai bombar em 2010 nos restaurantes, livros e programas de tv sobre comida.

Comida virtual
Sites de chefs e restaurantes, vídeos caseiros tutoriais com passo a passo de receitas, blogs de comida, aplicativos para celulares... Nunca se viu tanta comida na internet. A previsão é que isso vai crescer, e muito.

Comida de rua

 Sabe aquele vendedor de cachorro quente das antigas da sua rua? Ele é tendência! Assim como as lojas ‘pop up’, que são montadas por um tempo determinados, a previsão é que surjam restaurantes assim em trailes. Barracas de comida alcançam status de coisa chique.


O mundo no seu prato
Pratos e ingredientes do sul dos Estados Unidos, Brasil, México, Argentina, Peru, Escandinávia, Vietnam, Korea, Japão, Marrocos e Líbano serão valorizadas em 2010.

3 comentários:

Tati - Panelaterapia 22.1.10  

Eu tinha lido sobre as tendências, muito legal!
Bjs

Gina 22.1.10  

Talula,
Gostei de saber disso, mas sigo a intuição e o que me dá vontade. Outra coisa, não gosto quando dizem que tal ou qual prato está fora de moda. Adoro cajuzinhos, por exemplo...
Vou acompanhar seu blog, tem coisa gostosa por aqui.
Bjs.

Figos & Funghis 27.1.10  

Oi Talula, tudo bem? Não conhecia seu blog, mas como a Gina disse, vou passar a acompanhá-lo. Tem muita coisa legal aqui mesmo.
Venha me conhecer quando puder, será um prazer: www.figosefunghis.blogspot.com
Bjinhos

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.