sexta-feira

Figo caramelizado sobre base de cookie



"Claro, baby, mañana. Era sempre mañana. Foi tudo o que eu ouvi durante toda a semana seguinte - mañana, uma palavra adorável que provavelmente quer dizer paraíso".

On the road; Jack Kerouac

Poucas horas de sono, minha mãe doente. Meu filho agora me pede brinquedos iguais aos dos colegas, dos personagens de desenhos que ele nunca viu na vida. E eu digo não. Não, não e não. Não quero que ele assista essas besteiras. Eu converso, explico o por que, ele baixa  cabeça e vai pra sala. Eu fico me sentindo uma megera, aí ele volta, me dá um abraço e diz "mãe, tu é  minha preferida". E eu passo a me sentir uma megera ao quadrado.





 

Ganhei muitos figos esta semana. O resultado foi este aqui.

Ingredientes:

12 unidades de cookies
12 figos
400 ml de vinho tinto seco
300 g de açúcar
100 g de manteiga

Para os cookies:

1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 xícara de manteiga
1 ovo
40 ml de leite
1 colherinha de essencia de baunilha
200 g de farinha de trigo
1/2 colher de fermento em pó
1 pitada de sal
farinha para polvilhar.

Preparo:

  • Misture o açucar, a manteiga, o ovo, o leite e a baunilha. Junte o sal, a farinha e o fermento. Bata até ficar macio.
  • Reserve na geladeira por 2hs, até a massa ficar firme.
  • Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com um rolo, na espessura de 3mm.
  • Recorte a massa em círculos de cerca de 5cm.
  • Asse a 190° por cerca de 10 minutos.

Agora vamos aos figos...

  • Corte os figos ao meio.
  • Ferva o vinho tinto, adicione os figos e cozinhe por cerca de 20 minutos.
  • Retire do fogo e deixe esfriar.
  • Coloque o açucar em uma panela de aço inox e esquente vagarosamente, mexendo sempre. Quando o açucar começar a derreter, diminua o fogo e adicione a manteiga.
  • O caramelo não pode ficar escuro, pra que não fique amargo.
  • Peneire o figo par que perca toda a água e mergulhe-o no caramelo quente.

Deve ficar muito bom com sorvete!

3 comentários:

ameixa seca 12.3.10  

Figos são das minhas frutas favoritas. Que delícia :)
Não te sintas megera, és uma educadora e só queres o melhor para ele! Um dia ele vai entender :)

A União Faz a Vida 12.3.10  

Eu tento. Mas é tão mais forte que eu.

Dani Franken 16.3.10  

Eu passo pela mesma coisa com meus baixinhos, não é fácil, mas é mostrando esses valores que criamos pessoas incapazes de atear fogo em índio, bater em mulher no ponto do ônibus... E assim vai! Fiquemos tranquilas. :0)

Estava procurando essa receita de figos...
beijinhos
Dani

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.