quarta-feira

Alimentação pode proteger contra Alzheimer

Saiu na Folha e eu achei que era muito pertinente publicar aqui.

Alimentação pode proteger contra Alzheimer, indica estudo
Uma alimentação rica em azeite de oliva, nozes, peixes e algumas frutas e vegetais pode proteger contra o Alzheimer, mostra uma pesquisa da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, que acaba de ser publicada no periódico científico “Archives of Neurology”.
Para chegar ao resultado, os cientistas colheram informações de 2.148 voluntários com mais de 65 anos, avaliados durante quatro anos. A cada 18 meses, eles eram testados para detectar o Alzheimer.
Os pesquisadores observaram que aqueles que consumiam maior quantidade de alimentos como tomates, vegetais de folhas verde-escuras e crucíferos (como o brócolis) tiveram um risco 40% menor de desenvolver a doença. Sabe-se que esses alimentos são ricos em ácidos graxos ômega 3 e 6 e vitaminas E e B12, nutrientes relacionados a efeitos benéficos no cérebro. A dieta dessas pessoas também era pobre em carnes vermelhas e laticínios como a manteiga, ricos em gorduras saturadas.

Prevenção
Segundo os autores, a alimentação pode ser um meio eficaz de modificar o risco da doença. A prevenção nesse caso é essencial, já que o Alzheimer ainda não tem cura. Os tratamentos atuais apenas conseguem amenizar os sintomas.
“Os benefícios da alimentação estão mais relacionados ao papel dos antioxidantes que evitam a deposição de radicais livres nos neurônios”, explica o neurologista Paulo Bertolucci, da Universidade Federal de São Paulo. Isso provoca a morte dessas células, levando a doenças como o Alzheimer. “No entanto, o estresse também tem um papel no desenvolvimento dessas doenças”, lembra o neurologista.
O artigo sugere ainda um outro mecanismo para explicar o efeito benéfico dos alimentos: o consumo de nutrientes capazes de proteger contra doenças cardiovasculares pode evitar derrames que tornam a pessoa mais suscetível a desenvolver demências.

Fonte: Folha de São Paulo

1 comentários:

Elizabeth R.M 7.12.11  

Aconselho a todos a procurarem uma alimentação pra afastar essa doença tenho mãe com esta demência e posso dizer que é muito exaustante pra quem cuida.Aprenda a não comer nada em embalagem que contenha aluminio...tudo hj em dia é enlatados, embalado(leite), saches(maionese,molho tomate)e etc...não deixam opção ...o destino de todos já esta selado se não abolirmos isto de vez....

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.