terça-feira

Risoto! Pra nunca mais errar.


Risoto é um prato incrivelmente versátil. Você pode brincar com sabores, acrescentar carnes, peixes ou legumes, mas o método será sempre o mesmo. O risoto tem de ser feito com paciência,  mexendo lentamente, acrescentando caldo quente e fazendo movimentos circulares.

É importante que você use um arroz com os grãos grossos, pois ele têm um elevado teor de fécula , que é o que dará a textura ao seu risoto. Você pode usar três tipos de arroz: o arbóreo (grão grande, com elevado nivel de amido), Vialone Nano (possui grãos redondos e é menos propenso a quebrar) e o carnaroli (grão super fino, perfeito para risotos simples e com poucos ingredientes). Além disso, você só vai precisar de um bom caldo, vinho,  manteiga gelada e queijo parmesão para finalizar.

Calcule cerca de 100g de arroz por pessoa. Mexa o arroz por 2 minutos. Adicione um copo de vinho e mexa até que evapore.
Adicione o caldo aos poucos (ele deve estar bem quente). O correto é uma concha por vez. Ao longo desse processo o arroz liberará o amido, o que garantirá uma textura cremosa.
Ingredientes sólidos podem ser adicionados no começo do cozimento, enquanto os mais delicados, como legumes, por exemplo, devem ser adicionados no final.
Quando o arroz estiver pronto, desligue o fogo e acrescente a manteiga gelada.

0 comentários:

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.