Risoto! Pra nunca mais errar.
Risoto é um prato incrivelmente versátil. Você pode brincar com sabores, acrescentar carnes, peixes ou legumes, mas o método será sempre o mesmo. O risoto tem de ser feito com paciência, mexendo lentamente, acrescentando caldo quente e fazendo movimentos circulares.
É importante que você use um arroz com os grãos grossos, pois ele têm um elevado teor de fécula , que é o que dará a textura ao seu risoto. Você pode usar três tipos de arroz: o arbóreo (grão grande, com elevado nivel de amido), Vialone Nano (possui grãos redondos e é menos propenso a quebrar) e o carnaroli (grão super fino, perfeito para risotos simples e com poucos ingredientes). Além disso, você só vai precisar de um bom caldo, vinho, manteiga gelada e queijo parmesão para finalizar.
Calcule cerca de 100g de arroz por pessoa. Mexa o arroz por 2 minutos. Adicione um copo de vinho e mexa até que evapore.
Adicione o caldo aos poucos (ele deve estar bem quente). O correto é uma concha por vez. Ao longo desse processo o arroz liberará o amido, o que garantirá uma textura cremosa.
Ingredientes sólidos podem ser adicionados no começo do cozimento, enquanto os mais delicados, como legumes, por exemplo, devem ser adicionados no final.
Quando o arroz estiver pronto, desligue o fogo e acrescente a manteiga gelada.
0 comentários:
Postar um comentário