quinta-feira

Quiche integral de cenoura com queijo/ culinária ecológica vitalizante

No ano passado eu fiz um curso de culinária ecológica vitalizante no CAPA  aqui em Santa Cruz. O professor era ótimo e as receitas muito boas.A duração era de dois dias, eu só fui no primeiro... Sabe aquela gente chata que fica "eu não como cadáver", "tu viu tal vídeo de como se mata tal bicho?". Aquilo foi me irritando de uma maneira, que eu que tinha vindo de Porto Alegre só pra fazer o curso, fui pra casa com a apostila das receitas e não voltei mais.

Ultimamente eu tenho me dedicado a fazer todas as receitas da apostila, ontem eu fiz essa quiche, que não tem foto, por que a luz não ajudou, mas que eu muito recomendo.

Ingredientes:

1 xícara de farinha integral orgânica
1 1/2 xícara de farinha de trigo branca orgânica
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo de girassol (eu usei azeite de oliva)
1 pitadade sal
2 colherinhas de açúcar mascavo orgânico
1/2 xícara de gergelim
1/2 xícara de leite morno, ou até o ponto de espichar

4 cenouras médias raladas
1 colherinha de cominho
2 folhas de louro
300ml de leite
300g de queijo fresco ralado
1 colher de orégano
1 colher de amido de milho dissolvido em 1/3 de água fria.
1 colherinha de cúrcuma
cebolinha verde picada
3 tomates picados
3 colheres de pimentão verde picado

Preparo:

Em uma bacia misture as farinhas, o sal e o gergelim. Acrescente os demais ingredientes. Em um primeiro momento essa mistura se transformará em uma farofa para dar o ponto para espichar. Não mecha demais na massa.
Coloque a massa em uma forma de aro removível.

Em uma panela toste as sementes de cominho juntamente com as folhas de louro com duas colheres de azeite, por dois minutos. Após crescente a cenoura, o pimentão e o tomate, deixando refogar em fogo baixo, com a panela tampada, mexendo de vez em quando.
Assim que os legumes estiverem cozidos, acrescente o leite.
Tempere com o sal e as ervas.
Quando ferver, junte o amido de milho, mexendo com cuidado até que forme um creme fluido.
Espalhe sobre a massa e cubra o creme com o queijo.
Asse por 15 minutos ou até dourar.

0 comentários:

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.