sábado

Fettuccine com berinjela e ricota

Eu acho que eu já comentei aqui que não acho o Hemingway um grande escritor, mas que pra mim ele tem um grande mérito, foi com ele que eu "aprendi" a ler e é ele o grande responsável por até hoje a literatura ter um espaço tão grande na minha vida. Li "Paris é uma festa" lá pelos meus 19 anos e ainda lembro com muito carinho do trecho em que ele descrevia as ostras que ele e a mulher haviam almoçado (ou jantado? Não lembro exatamente). Naquela época eu ainda não havia provado ostras, mas a descrição era tão detalhista, tão perfeita, que muitos anos depois, quando eu experimentei ostras pela primeira vez, o gosto me era ligeiramente familiar.
Eu gostaria muito de ter essa capacidade. De conseguir descrever um prato de tal maneira que ele tivesse aroma e gosto para vocês. Hoje, por exemplo, eu fiz esse fettuccine só para mim, já que os meus guris não comem berinjela e fiquei pensando em como descrevê-lo aqui no blog. Uma massa com berinjela é um prato muito simples, pra algumas pessoas ele pode ser até corriqueiro, mas eu que não sou lá muito fã de ricota, achei que a combinação ficou divina!


Ingredientes:

500g de fettuccine cozido al dente
1 berinjela em cubos
150g de ricota
3 colheres de azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
1 cebola roxa picada
1 ramo de alecrim
300g de tomate, sem pele e sem sementes, picados
sal e pimenta do reino moída na hora

  • Em uma frigideira grande, aqueça metade do azeite e junte a cebola e a berinjela.
  • Mexa até que esteja macia e dourada.
  • Acrescente o alho e o alecrim e deixe dourar.
  • Junte o tomate e cozinhe por 3 minutos.
  • Tempere com sal e pimenta.
  • Retire do fogo, acrescente a ricota e misture à massa.

6 comentários:

ameixa seca 29.1.11  

Já eu sou super fã de beringela, embora nunca tenha provado ricotta :)

Ana Powell 29.1.11  

Acabei de vêr o teu maravilhoso prato no Facebook, parabéns uma autêntica delicia.
A foto está linda.
Feliz fim de semana ♥

Jotta e Rosley 29.1.11  

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras...
A verdade é que essa foto não necessita descrição Talula, ela diz tudo. Belíssimo prato! Abraços!

Bichinha 30.1.11  

Mas que foto linda!!! Perfeita, assim como a mistura de sabores.

Marcos Cardozo. 31.1.11  

estou lendo e gostando. parabéns pelo blog!!
http://corrieredellaserra.blogspot.com/

Valéria 31.1.11  

Oi Talula!
Adoro beringela e essa receita parece deliciosa e é super fácil.
Ao contrário de você que o leu na sua adolescência comprei um livro de Hemingway agora pensando em uma leitura despretenciosa, será?

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.