sábado

Mais uma ideia para uma ceia sem carne - Nhoque de abóbora com manteiga de tomilho

Hoje já fez sol, calor, já choveu e agora está nublado e frio. Ontem eu comecei a produzir presentinhos de Natal, fiz alguns aromatizadores de ambiente, semana que vem farei trufas e quero mandar algumas coisinhas pelo correio para amigos queridos.
Comentava com meu marido hoje sobre o quanto as pessoas enlouquecem nessa época do ano: gastos absurdos, montes de coisas desnecessárias, eu quero menos, sabe? Uma ceia simples, presentes dados de coração, família reunida, uma ceia basica, sem aqueles quinhentos pratos e sobremesas. Pra que? No fim das contas o que importa é estar perto de quem a gente gosta e deixar muito claro o quanto a gente gosta.

Esse nhoque é mais uma opção para quem não come carne, eu servi ele com Bazargan, que é uma espécie de tabule, de origem síria. A receita do nhoque, é essa daqui:




500g de abóbora, descascada e picada
2 colheres de manteiga
1 ½ xícara de farinha de trigo peneirada
1 ovo orgânico
1 pitada de noz moscada
Sal marinho
Para a manteiga de tomilho
100g de manteiga sem sal
2 colheres de tomilho fresco
Queijo parmesão ralado

Preparo:
  • Cozinhe a abóbora, até que esteja bem  bem macia. 
  • Faça um purê e passe-a por uma peneira.
  • Acrescente o ovo, a noz moscada, o sal à gosto e vá colocando farinha até que a massa possa ser trabalhada sem grudar nas mãos.
  • Faça tirinhas com essa massa e corte-as em pequenos pedaços.
  • Coloque pequenas porções de nhoque em água fervendo. Quando eles subirem, estarão prontos.
  • Leve a manteiga e o tomilho, em uma panela pequena, para aquecer em fogo baixo. Cozinhe até dourar.
  • Cubra o nhoque com a manteiga de tomilho e guarneça com o parmesão ralado. 
Eu preparei algumas receitinhas de Natal para a web Magazine, uma revista online muito bacana que traz moda, arte, gastronomia... Vocês podem conferir aqui.


3 comentários:

Luna 17.12.11  

Lu, eu também sou mais pro lado minimalista, acho que o pessoal exagera mesmo nessa época. É uma questão de estilo, é claro, mas eu prefiro coisas mais simples. Esse nhoque vai ficar guardado pra eu fazer um dia. Beijos!

Lu 17.12.11  

Ai, Luna, eu fico bem perdida no meio dessas comemorações carnavalescas...
Faz o nhoque, sim, é delicioso! Beijo

wair de paula 26.12.11  

Oi, primeira vez em seu blog, e de cara uma receita de nhoque com abóbora. Adoro abóbora, uso-a de várias maneiras, e esta receita acaba de entrar no rol de pratos a serem feitos.
Mando como agradecimento minha receita pessoal de risotto de abóbora, pode ser que goste.
Forte abraço e bom fi al de ano!
http://www.cronicasgulosas.blogspot.com/2010/10/risoto-ou-risotto-tanto-faz-grafia.html

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.