quarta-feira

Amamentação prolongada

Eu fico passada com as discussões que a amamentação causa. O conselho mais importante que eu recebi relativo a amamentar ou não, foi do pai de uma amiga, um gastropediatra super reconhecido: pó não é leite e leite de vaca é muito bom, sim, pra bezerro. Este mesmo médico me aconselhou a amamentar até um ano e meio, por que o leite materno protege a criança de um monte de alergias.

Aí eu li na Revista Crescer, uma matéria que dizia que a amamentação após um ano tira a autonomia do bebê, além de não ter nenhuma vantagem nutricional. Óbvio que eu fui pesquisar e encontrei no Amigas do Peito o seguinte relato:

"Uma amiga cujo filho tem 1 ano e meio e amamenta duas a três vezes ao dia normalmente, passou a amamentá-lo exclusivamente por uma semana por causa de uma doença com muita febre e outros sintomas infecciosos. O que aconteceu é que ele não emagreceu NADA. Um leite sem valor nutritivo, durante uma doença, sem outros alimentos (nem água), manteria o peso da criança?".

E eu fico tão preocupada com essas informações descabidas que existem por aí, sabe? Meu filho mama cada vez menos, agora são três ou quatro mamadas por dia e pretendo diminuir gradativamente. Mas o que eu mais escuto é: "que absurdo, um guri desse tamanho mamando".

Pois meu filho tem um ano e cinco meses e até hoje ele teve febre duas vezes. Sim, só duas e febre baixa, em um ano e cinco meses. Fora isso, nada. Nunca. Dorme bem e come de tudo.



Benefícios do leite materno

-É o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade. Além disso, é rico em substâncias que tornam o bebê mais resistente a infecções por vírus e bactérias;

-Provoca menos cólicas nos bebês, já que é mais bem absorvido e tolerado pelo organismo da criança;

-Tem ferro, evitando que o bebê tenha anemia;

-Favorece a boa formação do sistema nervoso e estimula a inteligência da criança;

-Quanto mais tempo o bebê se alimenta de leite materno, menor será o risco de desenvolver alergias alimentares, asma, rinite ou eczema de pele;

-Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, conseqüentemente, que a mãe sofra de anemia;

-Protege contra o câncer de mama e de ovário;

-O ato de amamentar cria um forte vínculo entre a mãe e o seu filho. Essa ligação favorece o desenvolvimento de crianças mais tranqüilas, com maior auto-estima e mais ajustadas socialmente;

-A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome 500 calorias por dia (mas dá uma fome...);

-É de graça, natural, prático, e não desperdiça recursos naturais;

-Está sempre pronto para ser transportado e ingerido (não precisa nem aquecer).

Fontes: Lélia Cardamone Gouvêa, pediatra da Unifesp, e Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio-Libanês

3 comentários:

Axly 10.9.08  

Esse povo tem cada idéia né?!
Lógico que o leite materno é o alimento mais completo e trás milhares de benefícios aos pequenos.
E se eles tem 6 meses ou 2 anos e continuam querendo mamar, muito melhor!
É isso amiga, continue a amamentar o seu mamífero^^
Kisss!

Anonymous 4.3.09  

O meu bebê tem 1 ano e 8 meses e ainda mama no peito, ou dar até qdo ele quiser, o comentário dos ouros não me importa, o que importa é a saúde e o bem estar do meu filho.

Anônimo 22.8.12  

Querida! Amamentei o meu até 2 anos e 8 meses, isso porque o mamá era mais um chameguinho para relaxar e dormir e nas horas, poucas em que ficou doentinho, uma gripezinha apenas! Mas a pressão é enorme sim! Depois fica que nem uma amiga que forçou a tirada do peito antes, e a filha passou a chorar por tudo, fazer xixi nas calças, um pesadelo!Abraços!

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.