domingo

E a vida muda...

Li no Caos na Cozinha um post bem bacana sobre compras de supermercado e hábitos alimentares, o que me fez pensar o quanto as minhas compras de supermercado também mudaram. Já não vou tanto ao supermercado. Logo que casei nós comíamos muitos enlatados, delivery, junkfood. Eu dizia que não tinha tempo e enchia os armários de enlatados, que, julgava eu, facilitavam a minha vida.

Agora, uma vez por semana, eu vou a feira e neste dia eu faço uma senhora feira: frutas, legumes, verduras, ovos, cereais e por aí vai. Compro peixes e carnes no Mercado Público e o supermercado acaba me abastacendo com produtos de higiene e limpeza e pouquíssimas coisas para a minha cozinha.

Entendi que o molho pronto não se compara ao meu molho cheio de tomates e sem nenhum corante, que os biscoitos industrializados que eu dava para o meu filho não chegam aos pés dos muffins de cereais e das saladas de frutas que ele devora todas as tardes.

E pra quem me diz que consumir orgânicos encarece muito a lista de compras, eu digo pra fugir dos orgânicos com rótulos. Comprem em feiras: dá pra escolher e tem uma variedade enorme. Na sexta-feira nós fomos ao supermercado Nacional da Múcio Teixeira e eu fiquei surpresa com a grande variedade de produtos orgânicos que eles tem. É uma opção. Mas obrigada, eu compro na feira e faço minhas geléias e meus biscoitos em casa.

Dá trabalho? Dá sim. Mas a compensação chega. Sábado, voltávamos da Redenção eu, meu marido e nosso pequeno, e meu marido que detesta muitos dos alimentos que eu mais gosto (abóbora, berinjela, mel, peixe...) me pergunta:
- tem abóbora em casa?
(pensei, ele fazer alguma piadinha)
- não tem, mas podemos comprar.
- ótimo. estou morrendo de vontade de comer quibe de abóbora com queijo coalho!
(e eu que pensava que ele comia só pra me agradar).
Ganhei meu dia. Meus quibes fazem mais sucesso que nuggets recheados!

Ah, e eu, uma pessoa que vende refeições congeladas não aceito o argumento de que a comida congelada perde em qualidade e sabor. Os mesmos orgânicos consumidos por nós vão para o prato dos meus clientes. A mesma regra: nada de conservantes nem corantes. Por que cozinhar e cuidar, pelo menos pra mim, são sinônimos.

6 comentários:

caosnacozinha 10.11.08  

Talula, não podia concordar mais, como você sabe. E eu não sou nada contra os congelados, desde que feitos por nós, com ingredientes que nós conhecemos e consumidos em periodos curtos, em vez de todos aqueles meses que os congelados industriais aguentam, por causa de todos os conservantes.
Que bom que há tantas cabeças a mudar nesse mundo!

Beijão *
Mariana

Vica 10.11.08  

Bom, posso dizer que tua comida é ótima!! Eu gosto de fazer feira, o problema é tempo, mesmo, mas é uma questão de adaptar a rotina. Beijos!

Mundo de Alice 10.11.08  

Talula que legal, adoro a feirinha do bonfim!!! E realmente os orgânicos do super são caros demais!
Este quibe de abóbora eu tenho que testar
Sobre o Café que vende a torta é o Café do Cofre, fiz uma torta sábado e cheguei hoje aqui e só tem duas fatias!!
Vou ter que fazer de novo
Beijos

ameixa seca 10.11.08  

Assino por baixo :)
As comidas caseiras são uma delícia e em nada comparavéis com a comida de plástico!

anna 10.11.08  

Tenho muito que aprender contigo, Talula...
Beijinhos.

Luciana 17.11.08  

Talula, concordo com tudo que disse, eu ainda estou aprendendo a comer melhor, tenho muito que aprender e modificar alguns hábitos não muito saudáveis.
Bjos, Lú.

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.