quarta-feira

Como fotografar comida

Uma surra. É isso o que eu levo da minha câmera ao fotografar comida. Esses dias chamei meu irmão no msn, fui toda feliz dizer "irmão, olha meu blog, fiz um prato ótimo".
A resposta: "Talula, se tu não me dissesse o nome do prato, eu jamais saberia. Tu precisas de um curso de foografia".

Pior que eu já fiz. Além de curso, eu tinha aula de fotografia na faculdade do moda.
Aí fuçando na internet, eu encontrei este site, com ótimas dicas e, ó, juro que vou me esforçar!

Como fotografar comida:

1. Tire fotos sem flash. Procure lugares iluminados.
2. Fotografe a comida assim que ela começar a esfriar. Assim, evita-se que a fumaça ou vapor “embace” a foto.
3. Coloque o prato a ser fotografado numa superfície sem outros elementos que distraiam o olhar do espectador.
4. Escolha o melhor ângulo. Nem todas as comidas saem boas quando fotografadas de cima para baixo. Experimente fotografar o prato com a câmera na altura dele. O resultado pode ser surpreendente.
5. Acerte o foco. Fotografar muito perto do preto pode ser uma bela idéia, mas você precisa saber que há câmeras que não conseguem fazer foco quando estão muito próximas do objeto.
6. Em vez de flash, use o sol. Suas fotos ficarão muito mais felizes.
7. Se o ambiente for mal iluminado, use um tripé e a câmera numa velocidade bem baixa.

8 comentários:

Axly 4.12.08  

Adorei essas dicas!
Pior que sofro pra caramba com isso, porque eu não tenho uma máquina, tiro fotos do celular mesmo, ai já viu!
Mas minha camera tá chegando^^ e ai eu vou tirar fotos menos indecentes!
Valeu a dica flor... kisss^^

Lara Leal 4.12.08  

Talula, cada vez que tiro uma foto de um prato meu me sinto exatamente levando uma surra, mas... é tentando que se aprende, né? Vamos nesta! beijos,
Lara

ameixa seca 4.12.08  

A minha camera ficava algumas vezes de castigo :) Depois descobri uns sites como o Picasa que dão uma certa ajuda naquelas que ficam menos bem. Se houver boa luz eu obtenho fotos excelentes, o problema é fotografar à noite, os jantares... aí fica bem mais complicado.

Flavinha 4.12.08  

Talula, vou tentar seguir todas as dicas que você colocou aqui, pois eu também luto para melhorar as minhas fotos... Mas uma coisa que eu desconfiava já confirmei: o problema da iluminação! Não gosto de flash, sempre desligo, mas a minha sala não tem boa iluminação à noite e tem uma parede todinha vermelha que sempre altera a cor de tudo! De dia até que as fotos lá ficam boas, mas a maioria das vezes eu preparo as comidinhas de noite!

Beijocas

Priscila 7.12.08  

Fotografar comida é o meu problema, minhas fotos são tortas, desfocadas mesmo assim eu coloco no blogue. Aquel Strudel de Frutas Vermelhas, ai que delicia. Já tinha visto sendo preparada na tv eu mesma nunca comi. Deu vontade! Sabe o que gostei entrando aqui hoje alem das dicas de fotografar e da receita foi do seu Cardapio. Legal a ideia. Você ainda coloca o preçinho. Tudo você faz ou parte deste Cardapio é comprado? Na foto vc e magrinha, funciona bem... Um beijão de Minas Pri

menoscaloriasmaisvida 7.12.08  

Talula,
adorei estas dicas, pois as minhas fotos deixam muito a desejar. Também me vou esforçar para melhorar. :)
Beijocas.
Susana

Sarinha 8.12.08  

Oie!
Adorei seu blog! Encontrei-o buscando justamente dicas para fotografar melhor as comidinhas que faço e publico no meu blog! Adorei as dicas!!Vamos treinando ne!?rs
A publicação de cardápio semanal é fantastica! Tenho uma dificuldade em criar o meu!
Bjossssssssss

pimenta rosa 7.2.09  

ola,
optimas dicas, obrigada, não é nada fácil fotografar comida.. eu tiro sempre um monte de fotos para ver se aproveito uma, mas com a experiência vai melhorando
bjs

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.