quarta-feira

Escolinha para os pequenos, eis a questão


Sou contra escolinha para crianças com menos de três anos. Na verdade, a idéia de deixar meu filho com uma pessoa com quem eu não tenha intimidade, me deixa em pânico.
Meu filho está com um ano e dez meses e enlouquece cada vez que vê uma criança, já que ele não tem primos nem amiguinhos no prédio. Me esforço pra levá-lo sempre à pracinha, mas a verdade é que nem sempre eu consigo.
Conversava esses dias com uma conhecida, que me contou que a filha voltou da escola fazendo comentários racistas. Só que os pais são pessoas cultas, esclarecidas, tem amigos negros, gays... A menina aprendeu com os amiguinhos na escola. Lá ela aprendeu também a comer um monte de coisas e pegou uma porção de viroses.
E aí a cabeça dá um nó.
Quando engravidei eu tinha dois empregos. Larguei tudo pra cuidar do meu filho. Talvez seja "trauma" de uma criatura cuja mãe sempre trabalhou em três turnos, mas eu acho que filho tem que ser educado pelos pais e tudo o que não gostaria é de saber os progressos e descobertas do meu pequeno através da tia da creche ou da babá.
Há casos e casos. Eu optei e não foi uma opção fácil, financeiramente eu teria uma vida bem mais confortável se tivesse continuado com meus empregos, mas eu queria ser mãe e fiz a minha escolha. Até que fui me apaixonando por gastronomia e aos poucos, voltando a trabalhar. O Vicente não me atrapalha, consigo cozinhar e tocar a vida divinamente com ele por perto, aliás, ele é o meu companheirinho. Vamos a todo canto juntos! Mas agora, perto dos dois anos, eu acho que ele precisa de outras crianças e eu até procurei escolinhas e simpatizei muito com duas, que não fazem a função de creche, mas sim de escola mesmo, com pedagoga, professoras formadas, aulinhas de música, teatro... E tenho pensado sériamente no assunto: escolinha no turno da tarde.
Tem uma frase que eu gosto muito "há dois legados duráveis que podemos transmitir aos nossos filhos: um são raízes, o outro são asas".
Ser mãe é um ofício lindo. As pesoas as vezes me perguntam se estamos planejando outro filho. Filho não se planeja, é uma bênção. Mas educar, tomar as decisões certas pra que teu filho seja um cara legal, um ser humano decente, uma pessoa íntegra... Céus, como isso é difícil!

5 comentários:

Axly 28.1.09  

Talula querida!
Acho lindo teu jeito de educar e cuidar do teu pequeno, tomara que quando receber a benção de ser mãe, seja assim como você.
Apesar de ter certeza que possa ser difícil no começo, a escolinha pra ele é bom. Outras crianças são necessárias para uma série de aprendizados que ele necessita... mas vai correr tudo bem^^
Kisss!

ameixa seca 28.1.09  

Este texto ficou lindo! Ele está enorme, parece ter mais que quase 2 anos :) Eu concordo que coloques ele numa escolinha, todas as crianças precisam de outras crianças para interagir. Vai-lhe fazer bem e tenho certeza que ele vai aprender muita coisa. Tomara é que sejam coisas boas ;)

Agdah 29.1.09  

Eu acho que a dedicação e presença dos pais na infância é fundamental. Mas eu acho que as crianças também necessitam de espaço para se socializar, criar independência e vivenciar o mundo à sua volta. Meu pai sempre diz que passarinho tem que aprender a voar para sair do ninho. A gente só aprende a viver, vivendo. Como nem sempre estaremos por perto, e sendo impossível salvaguardá-los de todas as influências externas sempre, o ideal é ensiná-los a lidar com o mundo lá fora da melhor maneira possível. As experiências externas servem ao processo de aprendizado e eu acredito que todas elas são oportunidades para veicular e reforçar nossos valores, principios e filosofia de vida desde cedo. Elas ajudam a estabelecer o parâmetro "o-que-fazer" e "não-fazer", como se comportar e como não. Assim tentamos prepará-los para interagir, lidar com situações, fazer escolhas e tomar decisões sozinhos. Andar com as próprias pernas, como diz meu pai. Algumas horas na escola, jardim de infância, grupo de lazer ou qualquer atividade que promova a independência e socialização, pode trazer muitos benefícios.

Vica 30.1.09  

Só imagino o nó na tua cabeça, mas tenho certeza que vais tomar a decisão certa, seja ela qual for. Bjs

Cris 3.2.09  

Talula... que coisa mais fofa deve ser o Vicente ao seu redor, que bom que pode optar por ficar com ele e a parceria tem dado certo!!! Meus filhos vão desde 1 ano para a escola, poucas horas, mas eu gostava de ver o que já aprendiam, com roda de histórias, roda de música, projetos, artes, expressão corporal e tantas outras coisas que eu como nunca fiz pedagogia não saberia lidar. :-) Beijos, estou me atualizando aqui.

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.