quinta-feira

Carne com especiarias

A tarde, quando meu filho tira uma soneca, eu aproveito o silêncio pra ler meus livros de literatura, folhear revistas e livros de gastronomia, fazer as unhas (hohoho) e navegar na internet. Nessas minhas andanças pela web, tive a felicidade de conhecer o blog da Carla Pernambuco. Já comentei aqui que adoro blogs que não se restrinjem a passar receitas.

Gostei particularmente de um post dela, que falava do quanto somos cautelosos ao usar temperos. Eu, por exemplo, amo curry e me seguro pra não ultrapassar a cota de uma colherinha pra temperar os meus pratos, mas acho que não vou mais me segurar e aí a gente vê no que dá.

Ainda falando de temperos e especiarias, eu gosto muito de temperar carnes com cravo da índia. Aí vai uma das minhas receitinhas preferidas.



Carne com especiarias

1,5kg de patinho
2 cebolas bem picadas
1 litro de caldo de carne
1 xícara de vinho tinto seco
3 tomates sem pele picados
5 cravos da índia
1 colherinha de tomilho
1 colherinha de adobo
noz moscada
louro
2 dentes de alho picados
sal a gosto
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo

Preparo:

Em uma penela de pressão, acrescente duas colheres de azeite e frite as cebolas e o alho. Mexendo sempre pra não juntar água. Acrescente a carne e os demais temperos.
Doure a carne e junte o vinho. Cozinhe por 5 minutos.
Acrescente o caldo, cobrindo toda a carne. Tampe a panela e após chiar, cozinhe por 30 minutos em fogo baixo.
Após o cozimento, acerte o sal, acrescente os pimentões em tiras e retorne ao fogo por aproximadamente 1 minutos.
Sirva com arroz e salada verde.

2 comentários:

Nana 5.2.09  

Flor, obrigada por apresentar o blog, agora vou devorar ele hehe
Agora a sua carne, humm, as lombrigas estão a fazer festa na barriga, adoro carninha assim.
bjs

ameixa seca 6.2.09  

Tenho cravinho em casa mas nunca usei na carne... acho que um dia destes vou experimentar :)

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.