terça-feira

Bananas carameladas com creme fraiche e crumble de gengibre!



Era pra ser uma tartellete, mas deixa eu te contar uma coisa: cozinha e cara feia são duas coisas que não combinam e meu humor não estava dos melhores. Resultado, não me perguntem como, mas eu consegui virar a massa das tartelletes inteirinhas no forno.

Só que o crumble estava pronto e as bananas já estavam carameladas. Tinha umas tacinhas dando sopa por ali e elas foram a minha salvação...

Ingredientes:

1/2 xícara de creme fraiche* (pode ser também sour cream)
1 / 2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
2 bananas em fatias

Preparo:

Divida o creme fraiche em duas taças.
Em uma frigideira, no fogo médio, cozinhe o açúcar até obter caramelo dourado.
Adicione a manteiga. Deixe-a derreter antes de acrescentar as bananas.
Junte as bananas e deixe cozinhar no caramelo por alguns minutos até que estejam macias e bem douradas. Retire do fogo e espere alguns minutos antes de dividir as fatias de banana entre as taças.

Para o crumble:

1 / 4 xícara de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga gelada
2 colheres de sopa de gengibre cristalizado

Preparo:

Em uma tigela misture o açúcar e a farinha. Adicione a manteiga cortada em pequenos pedaços, o gengibre e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa.
Espalhe a mistura sobre uma assadeira untada e asse por 15 minutos ou até dourar.
Cubra as bananas.



*misture uma xícara de creme de leite com 1 / 4 xícara de creme de leite azedo e deixe descansar por aproximadamente 5hs, descoberto, depois que refrigerar).

2 comentários:

rafaela perazzolo 8.9.09  

olha...pode ter dado confusão aí na cozinha...mas isso parece delicioso!
:D

pipoka 9.9.09  

Talula,

Eu também quando estou de mau-humor sou desastrada na cozinha... mas certamente não conseguiria "dar a volta" como vc fez. Está com um aspecto delicioso (eu adoro gengibre e deve casar muito bem com a banana).

bjs

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.