Brandade de bacalhau, viagem no tempo
Quando eu era muito criança, quase todos os finais de semana a minha mãe preparava uma torta de sardinha. Ela sempre comentava que a minha avó, que era argentina, preparava esta mesma torta em todas as comemorações de família.
Entre a saída de Porto Alegre e a acomodação aqui em Santa Cruz, eu e o Vicente estivemos no Rio de Janeiro visitando meu irmão e minha cunhada. Meu irmão também é doido por cozinha e nós preparamos a quatro mãos todas as comidinhas do aniversário da esposa dele.
Pois o brandade de bacalhau, na minha modesta opinião, lembra muito a torta da minha avó, a diferença é que ela usava sardinha e não usava azeite de oliva. Óbvio que a receita preparada com bacalhau fica infinitamente melhor, mas eu gosto de saber que assim como na moda, na gastronomia tudo também se recria.
Brandade de bacalhau
- 1kg de bacalhau limpo e dessalgado
- 500g de purê de batatas
- 1 xícara de leite
- meia xícara (chá) de azeite extra virgem (120ml)
- salsinha picada
- sal
- pimenta do reino a gosto
Preparo:
Cozinhe e desfie o bacalhau. Leve ao fogo com o azeite de oliva e com a ajuda de uma colher de pau faça movimentos de dentro pra fora até desmanchá-lo completamente. Junte o leite lentamente.
Acerte sal e coloque pimenta a gosto.
Acrescente este bacalhau ao purê de batatas. Misture bem para incorporar.
Sirva em temperatura ambiente com uma quantidade generosa de azeite de oliva e decore com salsa.
2 comentários:
Talula, feliz 2010 para você e toda família! Este brandade ficou maravilhoso, é bem a minha cara!! :)
Adoro tudo o que leva batatas, e a mistura delas com o bacalhau é perfeita.
A foto está linda... ficou um charme só, nos ramekins!
Grande beijo,
Mari
Nossa, fazia tanta brandade no restaurante onde estagiei...Adoro com uma bela ciabatta...Delicia Talula. Um 2010 abençoado pra ti e um grande beijo
Postar um comentário