segunda-feira

Quando os pequenos recusam as verduras



Tenho uma admiração profunda por aquelas mães que fazem desenhos com a comida, substituem alimentos e etc. Nunca fui assim. Não sou tolerante nesse quesito. E uma das coisas que mais me tiram do sério é criança enjoada pra comer.
Sou parceirassa do meu filho, mas se o assunto é alimentação, não tem conversa: come o que tem ou fica com fome. Aliás, há duas semana a diretora da escolinha veio conversar comigo: todos estavam impressionados por que o Vicente come absolutamente tudo. E come mesmo.
Quando ele era menor tinha uma resistência às verduras. Comecei a cortá-las em tirinhas bem finas. Ficou mais fácil de mastigar e ele nunca mais reclamou. O gosto é suscetível de treino. Eu insisto.
Agora ele não gosta de leite. Eu relaciono isso ao fato dele ter mamado até 2 anos e 4 meses, mas enfim, eu não sou especialista em nada. Eu sempre explico pra ele que na vida a gente acaba fazendo muita coisa que não gosta, e se ele sempre provar um pouquinho vai acabar acostumando, mas eu sei que agora na escolinha ele já tem bebido uns goles de leite. No mais, ele toma muito iogurte e muito suco de frutas. Adora salada. Qualquer salada. É louco por frutas e mal sai da cama já está procurando a caixa de cereais. É hábito. Hábito e exemplo.
Tem coisa mais chata do que receber uma visita cheia de frescuras? Eu sou da seguinte opinião, tu tens mil restrições alimentares, não gostas de um monte de coisas? Então coma na tua casa ou vá a um restaurante. E, como eu espero que meu pequeno tenha bons amigos e seja bem vindo em qualquer canto, eu o educo pra ser uma visita que mais agrade do que atrapalhe.

5 comentários:

ameixa seca 25.1.10  

Não gosto de leite branco porque, segundo a minha mãe, eu pedia leite de dia e de noite até ao dia que enjoei. Bebo leite mas com café ou chocolate :) Verduras gosto de todas, sempre gostei :) Só não consigo comer nabo cozido mas na sopa adoro he he
VicoVico pode vir almoçar ou jantar aqui em casa ;)

25.1.10  

Adorei ler este teu trecho e os outros igualmente, mas gostei imensamente deste, porque eu sou da mesma opiniao, deve comer sim e não deixar para outro dia ou trocar por outra coisa... hoje penso se a minha rica sogra tem feito isso ao filho... hoje a minha vida seria muito mais verde ehehehehe

Adorei o teu blog e ja te sigo e coloquei-te nas preferencias do meu blog ;)

Verena 25.1.10  

Talula, que legal que seu filho não é enjoado para comer...
Realmente é triste ver algumas crianças comendo...tenho exemplo na família e vejo a tortura que é a hora das refeições, a criança parece que tem aversão...a mãe sofre, a avó também, e quem está perto fica agoniado só de ver...enfim, muito triste.
Meu pequeno (4 anos e meio) não gostava de leite...ele mamou até 1 ano e parou por vontade própria. Tentei de todos os jeitos oferecer leite mas não adiantou...há uns 2 anos ele começou a tomar com chocolate e adora. Iogurte só com cereais ou na forma de picolé (coloco no freezer com palitinho). Ele também enjoou de vitamina de frutas...tomou tanto que não quer nem experimentar novamente...mas eu insisto e vamos que vamos.
Ele ainda não é tão gourmet quanto o seu mas não faz cara feia e tem se saído muito bem. Sempre converso muito sobre os alimentos e a importância da diversificação.
E exemplo é tudo!
Um beijo e desculpe a bíblia!

A União Faz a Vida 26.1.10  

Eu não gosto de miudos. Nunca faço em casa, mas se tiver que comer na casa de alguém, como sem problemas.
De uma coisinha ou outra a gente acaba não gostando mesmo e isso eu entendo, o que eu não entendo é não oferecer, é não insistir, é não mostrar que ha varias maneiras de se comer uma mesma coisa.

Glau 26.1.10  

Talula, show! Em casa foi assim também! Não tinha essa de fazer outra comida.. "é isso que tem! ou come ou fica com fome!" Aprendemos a comer de tudo e assim será com meu filho!
Hábitos alimentares, educação vem de casa..
Bjo querida, Glau

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.