segunda-feira

Bolo de chocolate ou se todos fossem iguais a você...


Bolo aqui em casa se faz da maneira mais simples possível. Eu uso sempre a mesma quantidade de farinha, leite e ovos, só vou mudando os outros ingredientes.

Ingredientes:

1 xícara de leite
3 ovos (claras em neve)
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha
1 colherinha de fermento
1 xícara de manteiga derretida

Preparo:

Misture o chocolate com a manteiga. Acrescente o leite, a farinha peneirada e as gemas uma a uma, sem parar de mexer. Junte o fermento, mexendo delicadamente.
Por último, com a ajuda de um fouet, misture o açúcar as claras em neve. Incorpore, muito lentamente essa mistura ao chocolate.
Coloque em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos.

Meu filho adora bolos, aliás, ele tem um encantamento pelas panelas. Esses dias nós fomos a um restaurante e eu escuto ele dizendo para o garçom que era um cozinheiro. Óbvio que a profissão dele muda constantemente, ontem, por exemplo, ele queria ser um super-herói, as vezes ele é um bombeiro...

Vicente está um menino. Ontem ele o pai foram jogar futebol e quando eu olhei as fotos me debulhei em lágrimas. Ele cresceu e apesar de eu não sentir a mínima vontade de voltar o tempo e me orgulhar de ter curtido muito bem todas as fases, olhar pra trás e lembrar do primeiro sorriso, dos primeiros passinhos, do dia que ele virou um saco de 5kg de farinha na minha sala, e ver que agora ele é um menino, me emociona, sim.

Temos passado muito tempo juntos. E não existem brigas nem chateações, como ele mesmo diz "nós somos companheiros" e eu acrescentaria: bons companheiros. Cuidamos um do outro, nos divertimos horrores juntos e dividimos as mesmas paixões.

A gente acha que se conhece antes de ter um filho. Eu já vivi num mundinho intelectualóide e chato e achei que as boas pessoas eram as que pensavam igual a mim. Depois que eu tive meu filho eu aprendi que uma pessoa boa tem boas atitudes, é generosa, leve, independente de quantos livros ela leu ou se ela gosta de cinema francês ou de pastelão americano. Meu filho me ensinou a ver a vida sem preconceitos e tudo ficou tão mais leve, tão mais divertido...

Hoje eu tenho o hábito de sempre carregar minha câmera fotográfica comigo. Fotografo flores, casas, animais, comida... Escutei tantos "que lindo", "noooossa", "olha, mãe", que não me permito mais perder essas maravilhas. Depois que tu tens um filho tu entendes que a beleza mora nas coisas mais simples e inusitadas.

5 comentários:

Isabel Salvador 15.11.10  

ena ena que rico boleco o teu gostei bué,e a foto linda,bjokinhas

Bichinha 15.11.10  

Consigo me rever em cada palavra sua... adorei o que você escreveu. O bolo... esse está com um ar delicioso e a receita é bem simples, vou levar comigo. Boa semana

Taís Marçal Diniz 15.11.10  

Esse bolo parece delicioso...adorei seu blog amiga!
Apareça...beijocas!

ameixa seca 15.11.10  

Ter um filho deve ser algo mágico... como são todos os bolos de chocolate :)

Figos & Funghis 15.11.10  

Adorei esse bolo,bem do jeito que eu gosto, simples, sem ser enjoativo, na textura exata entre o seco e o cremoso!
Uau!

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.