Ervas, temperos e especiarias - como conservar e utilizar
Não é novidade pra ninguém a minha paixão por temperos, até tenho alguns plantados na minha sacada: manjericão, alecrim e hortelã. Mas eu gosto muito, por exemplo, de tomilho, uma erva que eu raramente encontro por aqui, então quando eu encontro, costumo guardá-la na geladeira, em saco plástico, com um papel toalha levemente úmido sobre o caule.
Eu não gosto de ervas secas. Todas as ervas secas que tu encontrares por aqui, eu ganhei. Acho que elas perdem sabor e poluem o prato, mas se tu tiveres que usar, não esqueça de esfregar bem com os dedos antes de temperar o prato. Um pilão também funciona bem e eu já ouvi falar que é bom dar uma leve refogada antes de usá-las para reavivar o sabor.
As especiarias são quase sempre usadas na forma seca: pimenta, noz moscada, canela em pau e etc. A variedade é imensa e a melhor maneira de conservá-las é mantê-las longe da luz e do calor.
Segue uma pequena lista de ervas e especiarias e algumas dicas de como utilizá-las:
- Açafrão - é a mais cara das especiarias, mas deve ser usada com parcimônia. É levemente amarga, o que confere equilíbrio á pratos adocicados ou ácidos. É usado principalmente em peixes e arroz e é um dos ingredientes principais da paella. Eu não recomendo comprá-lo em pó.
- Alecrim - experimente colocar alguns raminhos de alecrim sobre as brasas no churrasco. O aroma é maravilhoso. Fica ótimo com manteiga, carnes e usado com sal marinho, faz uma combinação incrível!
- Anis - use em carnes, aves, legumes, biscoitos e doces. Usa-se também para tratar resfriados e sinusite.
- Canela - doce, picante e muito aromática. Vai bem com maçãs, carne (principalmente a de porco), chocolate, cenoura e agrega sabor à qualquer prato picante. É ótima também para aromatizar chás e cafés.
- Cardamomo - é extremamente aromático (Já provou café com cardamomo? Não queira, é viciante). O cardamomo é muito utilizado na culinária indiana e é um dos componentes principais do chai. É doce e ao mesmo tempo picante e combina com doces e salgados. Moa sempre na hora de utilizar.
- Coentro - o coentro é um tempero delicado, deve ser utilizado no final do cozimento ou cru, por que ele amarga rapidamente quando cozido. Combina muito bem com peixes e é usado na culinária baiana, mexicana e cubana.
- Cominho - tem sabor forte. É utilizado em sopas e cozidos.
- Cravo - use com moderação. Fica muito bom em currys, caldos e sobremesas.
- Cúrcuma - tem gosto amargo e levemente picante. É bastante usada em currys e acrescenta uma cor bonita à ensopados.
- Curry - lembre-se: tu nunca vais encontrar um curry igual ao outro, por que a combinação de especiarias pode variar muito. Fica ótimo com carnes brancas e legumes.
- Endro ou dill - é um aromático. Combina com peixes, limão e batatas.
- Gengibre - picante e também adocicado. Pode ser usado tanto em doces quanto em salgados. Faz uma boa dupla com açúcar mascavo, chocolate e também com peixes.
- Hortelã - quente e picante. Utilize em chás, bebidas alcoólicas (mojito!), chocolates, carnes e etc.
- Louro - pode ser encontrado fresco, mas é mais comum utilizá-lo seco. É utilizado no bouquet garni e combina muito bem com carnes, refogados, marinadas e feijão. Lembre-se sempre de retirar as folhas de louro ao servir. O louro é um ingrediente essencial na culinária creole e cubana
- Manjericão - combina com tomate, queijos leves e carne de porco. Vai bem com carne assada e grelhada, massas e molhos. É o ingrediente principal do pesto. Muito usado na culinária mediterrânea, eu acho que ele fica divino com pimentões e até mesmo com batatas.
- Noz moscada - forte e adocicada. Combina com queijos, molho branco e dá mais sabor a bolos e doces em geral.
- Orégano - muito usado na culinária mediterrânea. É utilizado em pizzas e molho de tomate. Experimente combiná-lo com alho, azeite e limão, para marinar carne de gado ou porco.
- Páprica - de cor vermelho intenso, é usada tanto para dar cor quanto sabor. Vai muito bem com batatas e ensopados em geral. Tu já experimentaste o goulash?
- Pimenta caiena - eu diria que é uma pimenta de gente grande. Ela arde, use com moderação. Muito usada na culinária indiana e mexicana.
- Pimenta jamaica - vai bem com salgados e doces. Combina com carnes, picles, conserva de frutas e fica ótima misturada ao curry. Dizem que ela auxilia na digestão e ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
- Orégano - muito usado na culinária mediterrânea. É utilizado em pizzas e molho de tomate. Experimente combiná-lo com alho, azeite e limão, para marinar carne de gado ou porco.
- Salsa - é certamente a erva mais popular e uma das minhas preferidas. Acho que combina muito bem com pratos à base de arroz e na culinária asiática, em geral.
- Sálvia - combina com queijos, aves e legumes. Tem sabor marcante, use com moderação.
- Tomilho - fica maravilhoso em molhos a base de manteiga. Eu gosto de usá-lo em carnes e ele é um parte importante do bouquet garni.
6 comentários:
Essa foto é da tua sacada??
Por dios! Se for eu fico feliz demais, porque tá linda tua hortinha!
Tempero fresco não tem igual, e poder pegar na horta de casa para cozinhar, é o dobro de sabor.
Aqui eu não deprezo nada, até folhinhas mordidas, tomatinhos machucados, tudo que vem do fundo de casa vem bem!
suerte! besos
No Uruguay se utiliza muito a Alfavaca, que lá se chama Albahaca, que é uma planta com aroma e formação semelhante a do manjericão mas o sabor é mais intenso e a folha maior.
Quando eu pesquisei pro post, li sobre a alfavaca, mas nunca experimentei.
Tomates feios: bate rapidamente no liquidificador com azeite de oliva e manjericão. E usa isto como molho da pizza, é bom demais!
Talula, eu sou como você, pra mim a vida na cozinha não existe sem os temperos, ervas e especiarias. O seu post é tudo! Amei!
Beijos,
Fabi
Obrigada, Fabi.
:)
Adorei a publicação! Eu também adoro...mas não tenho jeito nenhum para plantações...parece que tenho o dom de matar todas as plantas.....adoraria ter uma sacada assim como a sua, verdinha a transpirara aroma e vida! Um beijinho :)
Postar um comentário