segunda-feira

Paleta suína caramelada com gorgonzola

"Se você conhecesse Frances, saberia que cozinhar é uma forma de fuga".
Sob o sol da Toscana

E não é? Não é sempre uma forma de fuga? Não é uma recompensa após um dia ruim ou um jeito de oferecer carinho e conforto? Tenho pensado muito nisso, que eu quero que a cozinha seja sempre um grande prazer, o meu refúgio pra esquecer dos problemas.
Tenho assistido à muitos filmes. As vezes sozinhas, as vezes com meu Zac, as vezes só com meu Vico e em outras nós três. Ontem assistimos à "Onde vivem os monstros" e foi tão bonito ver meu pequeno se emocionando pela primeira vez com um filme.
Mas falemos de comida, não é segredo para ninguém que eu adoro cebola com gorgonzola, costumo usar em quiches, tortas salgadas e pastéis. Ontem, folheando meu caderno de receitas, encontrei essa receita com carne de porco e achei que ela seria perfeita pra encerrar o final de semana.


Ingredientes:
1kg de paleta suína
1 taça de vinho branco seco
4 cebolas (usei metade roxas)
1/2 maço de sálvia
1/2 maço de cebolinha
3 dentes de alho amassados
100g de queijo gorgonzola
1 xícara de açúcar
1 dose de cachaça
1/2 xícara de água
sal e pimenta

  • Coloque a carne em uma marinada de vinho, 2 cebolas, alho, sálvia, cebolinha, sal e pimenta.
  • Leve à geladeira por 6 horas.
  • Asse a carne, até dourar.
  • Para a cebola caramelada, misture o açúcar com a água e deixe caramelar em uma panela funda.
  • Acrescente duas cebolas fatiadas e a cachaça e deixe reduzir em fogo baixo até ficar com consistencia cremosa. Deixe esfriar.
  •  Em uma travessa, coloque a carne assada, uma camada de cebolas e o gorgonzola e leve ao fogo para gratinar.

5 comentários:

Bichinha 7.2.11  

Essa carne ficou com óptimo aspecto, bem tentadora.

Unknown 8.2.11  

Ola gostei muito do teu cantinho e ja te estou a seguir, visita tambem os meus e torna-te seguidor.
http://casaescorpiao.blogspot.com/
http://baudastralhasbv.blogspot.com/

Marmita 10.2.11  

Hmmm àgua na boca é o que eu sinto ao ver esta tua receita, adorei.. beijocas

Deborah Martin Salaroli 15.6.11  

Parabéns pela 'carninha' e pela vitória na Tirolez.
Mais que merecido.
Bjs

Camila 16.6.11  

Eu diria que PRECISO DISSO..... Parabénssss

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.