sexta-feira

O bom e velho Xis!

O lanche mais popular aqui do sul é o xis: um pão de hamburguer (o dobro do tamanho do normal) com alface, tomate, ovo frito, maionese, milho, ervilha e alguma carne. Lá em Porto Alegre tinha o Cavanhas, o melhor xis de frango que eu já comi, mas aqui na cidadezinha eu ainda não comi um xis realmente bom. E aí, gata, funciona assim, se não tem, a gente inventa.


Eu recheei o xis com hamburguer de carne, esse aqui, sem o gorgonzola e com bastante alho. Grelhei pimentões vermelhos no azeite de oliva e também alguns anéis de cebola. Ai ficou assim: pão, maionese caseira, hamburguer, queijo muçarela, pimentões, tomate concassé*, cebola e rúcula.
É imprescindível que o xis seja prensado.

Minhas considerações: os xis costumam ser muito secos, mas nesse caso, o tomate e o pimentão garantiram que isso não acontecesse.
A carne do xis sempre é uma coisa de quinta categoria, uma carne fininha, temperada com sal e só. O bife alto e gordinho fez tooooda a diferença, sem contar que a dica da Claudia, de colocar alho, ficou muito bacana. 
Eu detesto essa mania de colocar alface no xis. Se colocar alface, não prense. 

* Tomate concassé: 2 tomates sem pele e sem semente em cubinhos, 4 colheres de azeite de oliva
salsinha, sal e pimenta do reino moída na hora. Misture tudo.

0 comentários:

Seguidores





Voltar ao TOPO.

  Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

  autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


  © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.