domingo

Quiche de tomate e manjericão


Se alguém me perguntasse quais ingredientes não podem faltar na minha cozinha, eu diria: tomate e azeite. É impressionante o quanto eu apelo para esses dois itens, seja na salada, em bruschettas, numa massa rapidinha... Adoro também tomates assados com bastante manjericão e ontem foi dia de quiche de tomate, com queijo e manjericão.
Eu faço sempre a mesma massa de quiche, as vezes uso farinha integral e em outras acrescento gergelim à massa, mas ontem eu apostei no básico.

2 xícaras de farinha de trigo peneirada
4 colheres de manteiga com sal
1 ovo
  • Misture os ingredientes com as mãos até obter uma farofa.
  • Trabalhe a massa só até dar consistência
  • Faça uma bola com a massa, enrole plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos.
Eu já fiz quiche de muitas coisas (gorgonzola com cebola é o meu preferido) mas nunca havia feito de tomate. Para o recheio tu vais precisar de:

2 tomates italianos
150g de creme de leite
100g de queijo muçarela
2 ovos
2 colheres de mostarda dijon
manjericão fresco
1 colherinha de açúcar (só para tirar a acidez do tomate)
pimenta do reino e sal à gosto.
  • Abra a massa em uma forma de aro removível. Algumas pessoas abrem com um rolo sobre dois sacos plásticos, eu acomodo com as mãos mesmo e sempre dá certo e fica bem bonitinho.
  • Fatie os tomates e espalhe o açúcar sobre eles. Reserve.
  • Bata os ovos e misture, grosseiramente, ao creme de leite. Acerte o sal. Reserve.
  • Passe a mostarda em todo o fundo da massa. Não precisa passar nas laterais.
  • Cubra com pedaços de queijo e logo acrescente a mistura de ovos e creme de leite.
  • Por último, coloque as fatias de tomate, o manjericão e a pimenta moída na hora.
  • Asse em forno médio, por aproximadamente 30 minutos.
Deixo vocês com o Lenine e o meu desejo de uma semana leve pra gente!

    4 comentários:

    Daca 20.11.11  

    Nossa. Fiquei com água na boca. Agora só falta experimentar lá em casa.
    Boa semana.
    Daca

    Luna 21.11.11  

    Eu também adoro tomates, eu sempre eu asso bastante e fico usando durante a semana. Esta torta me deixou com vontade. :D

    Lylia 21.11.11  

    Oi Lu,
    Prazer conhecer seu blog. Também adoro tomate e azeite.E essa torta, com certeza, será feita logo, logo.
    BJ,
    Lylia

    Daca 4.12.11  

    Oi Talula! Só para dizer que tem novidades para vc lá no blog.
    Bjs
    Daca

    Seguidores





    Voltar ao TOPO.

      Para reproduzir texto, imagem ou qualquer outra criação intelectual de Laptop na Cozinha, é necessária

      autorização prévia, que deve ser solicitada pelo e-mail. Não basta citar a fonte ou dar créditos.


      © 2010-2012 Laptop na Cozinha. Todos os direitos reservados.