Gluten free
Há alguns dias eu postei um texto aqui e logo depois apaguei ele inteiro... Venho consultando médicos e mais médicos desde dezembro: fraqueza, dores nas pernas, inchaço, ciclo menstrual completamente desregulado e todas as ites que tu possas imaginar. Some à isso muita prisão de ventre e uma dificuldade absurda para emagrecer.
Há duas semanas, com os níveis de glicose nas alturas e a vitamina b12 no mínimo do mínimo, minha endocrinologista cortou o açucar, me pediu mais três exames e me encaminhou para uma nutricionista, mas não havia duvidas, era um início de diabetes.
Conversando com a nutricionista e explicando minuciosamente o que eu sentia, ela discordou da minha médica. Mais alguns exames e hoje, depois de passar duas semanas em pânico, sonhando com injeções de insulina, eu tive um diagnóstico preciso: doença celíaca, ou seja, intolerância ao glúten.
Eu sempre me julguei "a bambambam" para cuidar da minha saúde, mas é incrível como existem doenças absolutamente silenciosas, que vão te causando milhares de desconfortos e por pura falta de informação, a gente nem sonha em tratá-las.
Na minha primeira conversa com a nutricionista, ela me cortou de cara o glúten, mas como eu achava que o que eu tinha era diabetes, não vi mal em escapar da dieta em um jantar e, olha, eu passei muito, muito, muito mal. Inchei instantaneamente, tive dores de estômago terríveis, insônia e por aí vai. Resumindo: não vale a pena. Nem o prato dos sonhos, vale o que eu senti naquela noite.
Então, caro leitor, i'm so sorry, mas trigo, malte, aveia e centeio, por aqui nunca mais.
9 comentários:
Em primeiro lugar a saúde e o bem estar.... mas, tenho certeza que virão receitinhas glúten free igualmente gostosas!
Sabe que eu não tenho sentido falta nenhuma do trigo, Viviane? É possível ter refeições muito bacanas sem ele!
Nossa tem que cuidar da saude em primeiro lugar! Sem ela o que somos neh
Que voce melhore e possa seguir sua dieta aliemntar bem tranquilamente
Bjs
Paty
Já está tudo em ordem, Paty. Duas semanas sem glúten e eu me sinto nova! :)
Lu,
Obrigada pela visita!
Lamento os teus problemas com o glüten, mas olha antes isso que diabetes!!!
Há uns tempos uma leitora do meu blog adaptou a receita dos meus croissants a uma vers'ao sem glüten, passa pelo blog dela que deve ter imensas receitas boas para ti.
bjs e até breve
Você vai descobrir que além de saudavel é gostoso viver sem glúten. Dá para adaptar mtas receitas. Só mesmo o pão sem glúten que é um mistério... Boa Sorte! Beijos
Pois é, já comprei três marcas diferentes e é sempre uma decepção!
Obrigada, Paula.
Um beijo
Acrescente a essa lista a cevada! O importante é estar de olho na contaminação, que é uma loucura... Boa sorte e conte comigo se precisar! Josi.
Obrigada, Josi! :)
Postar um comentário